sexta-feira, 13 de abril de 2012

Invenções na cozinha da mamãe- Tortinhas de purê de batata com creme de cebola

Olá pessoas!!

 

Este post tá uma delícia!! Para o aniversário do maridão, fiz um almoço com uma entrada diferente: 
Tortinhas de purê de batata com creme de cebola.
Eu inventei essa receita usando a ótima idéia de fazer as forminhas com massa de pastel! É, isso mesmo a tortinha é de massa de pastel. Prático não? Aprendi esse truque lá no blog da Bonfa no concurso de saladas que eu participei e postei aqui também. Como eu não tenho forminhas específicas para dar o formato, usei a criatividade e o que tinha em casa, ou seja, 6 caçambinhas de inox para petiscos. Elas são de um tamanho pequeno, servindo perfeitamente para o que eu queria.Fiz o teste antes com uma só porque poderia queimar ou sei lá... e sugiro o mesmo a vocês quando forem fazer esses testes.
A minha receita é assim: peguei as massas prontas para pastel em formato oval e untei com azeite na parte que vai ficar em contato com a forminha para que ficasse dourada. Deixei cerca de 10 minutos no forno, mas sempre é bom olhar né gente, cada forno é um! Mesmo a temperatura apontando 180 graus. Esperei esfriar para tirar das forminhas pois ficam muito quentes ( usem luvas!).
 
 
Enquanto isso eu já tinha posto as batatas para cozinharem em formato oval para que ficassem prontas mais rapidamente no ponto de purê, o que dão mais ou menos 15 minutos ( no meu fogo!).
Depois coloquei as batatas em um refratário e passei no mix. Eu gosto de usar um pouquinho da água da própria batata para o purê ficar mais cremoso. Misturei o creme de cebola, a gosto, e "mixei" de novo.





 Tá pronto o creminho. Depois é só arrumar um prato bonito, posicionar as cestinhas , preencher com o creminho e enfeitar. 



Na foto coloquei azeitonas, pedacinhos de tomate e ervas para enfeitar. Não precisei colocar mais sal pois eu já tinha posto um pouco na batata e o creme de cebola já é bem salgadinho. Voilà! 
Para o preparo total demorou no máximo 20 minutos, contando o descascar das batatas!! rsrsrs. Adoro receitas rápidas porque depois que se tem filho e ele ainda é pequenino, todo o tempo que podemos otimizar é bem vindo!
Espero que gostem e curtam a receita, se você fez, posta aqui pra eu saber como foi, tá?
Beijos




5 comentários:

  1. Ana, ficaram lindas as cestinhas de creme! ...E devem ter ficado deliciosas...Hummm!!
    Adoro essas receitinhas diferentes e práticas, qualquer hora vou tentar!
    Beijos e bom fim de semana,
    Telma

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida! Passando pra conhecer o seu cantinho... Adorei, muito legal. As cestinhas ficaram c uma cara ótima, deu até fome agora rsrs. Já to te seguindo!
    Aproveito p te convidar a conhecer o Vou-de-Blog (faço parte das Blogueiras Unidas – números 1040 e 1041). Será um prazer receber a sua visita.
    Bjinhos.
    Lu

    www.voudeblog.com
    http://luciarteefeltro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, linda! Estou adorando a sua visita la no blog e os comentários!!! A parte q eu mais gosto é a de beleza, amo testar os produtinhos!!! Pode "pescar" à vontade! Não sei se vc viu lá, mas estou me desapegando de 2 máscaras ótimas para cabelos. Já vendi os outros 2 produtos e agora estou apenas c essas pendentes. Caso vc possa me ajudar, divulgando, agradeço muitoooo! Hj compartilhei novamente no facebook, pois detesto ficar c produtos parados em casa, qdo outras pessoas poderiam estar aproveitando melhor.
    Bjinhos!!!
    Lu

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Adorei essa receitinha já testei a massa de pastel assada assim mas com outro recheio e agora vou fazer igual o seu e depois te conto. Parece ter ficado uma delicia.
    Obrigada pela visita no Anine
    Beijos

    ResponderExcluir

Que bom você estar aqui comigo! Deixe um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...